Jovem talento: com apenas 8 anos de idade, Gabriela Riccobene lançou seu primeiro livro infantil

RIO DE JANEIRO, 26 de Fevereiro de 2019 — Por livre iniciativa, Gabriela Riccobene com apenas 8 anos de idade escreveu e publicou seu primeiro livro. O evento de lançamento foi realizado no colégio PENSI, aonde estuda, na zona oeste carioca.

Intitulado ‘Uma História Criada Por Gabriela’, o livro é um conto infantil, que narra a história de uma princesinha chamada Isabela, que adorava estudar e mesmo nas férias, contava os dias para a volta às aulas: “Gosto das estórias que meu pai conta pra eu dormir, e então decidi criar uma estória também, igual o meu pai faz”, conta Gabriela.

Segundo especialistas, estimular a criatividade através da escrita e da leitura é fundamental na formação do indivíduo. O hábito da leitura na infância ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado. “A base do pensamento é a linguagem e a literatura fornece à infância alimentos primordiais para seu desenvolvimento: palavras significantes e imaginação”, diz o escritor e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, Ilan Brenman.

Gabriela Riccobene e o filósofo Fabiano de Abreu com o pet, Floki (Foto: Reprodução)

O pai de Gabriela, o filósofo Fabiano de Abreu, conta que, embora sempre tenha incentivado sua filha a desenvolver a criatividade, nunca propôs a ela que escrevesse um livro ou criasse histórias. Segundo Fabiano, a iniciativa partiu da própria Gabriela, que contou com o apoio da escola em que estuda para tornar o livro realidade: “Não sugestionei nada, nem propus a ela que fizesse o livro, mas ela por livre iniciativa decidiu escrever. Acredito que a criatividade deve ser incentivada, e iniciativas como essa apoiadas, em todas as idades, principalmente quando se é criança”, conclui Fabiano.

26 de fevereiro de 2019