Leite de aveia: vantagens e desvantagens para crianças

O leite e diversos produtos derivados fazem parte da cesta básica de alimentos, sendo importantes fontes de energia, cálcio, proteínas e vitaminas. É um dos primeiros alimentos introduzidos às crianças, sob a forma de fórmulas infantis quando necessário, e continua a ser uma parte essencial ao longo da vida, representando por si só um grupo alimentar para consumo diário. Porém, a questão deste produto ser realmente necessário ou substituível tem sido muito controversa.

Na última década, o consumo de leite de vaca diminuiu com o aumento da disponibilidade de bebidas à base de plantas. Uma das razões é que os alimentos rotulados como “naturais” são percebidos como mais saudáveis e mais apropriados pela maioria dos consumidores.

É importante notar que, exceto para o leite de amêndoa e coco, as bebidas à base de soja, arroz, aveia e amaranto não podem ser chamadas de “leite”, e mesmo o leite de amêndoa e coco, dependendo do país, deve ser chamado de “alimento líquido”. Isto não se deve apenas à forma como estão preparados, mas também porque sua composição é muito diferente.

Enquanto o consumo de leite e outros produtos lácteos em adultos é opcional, a eliminação do leite de vaca e produtos lácteos da dieta de uma criança acarreta um risco nutricional, pois esses alimentos são uma importante fonte de proteína, gordura, cálcio, fósforo e vitamina B12 em bebês.

Os leites vegetais geralmente contêm menos valor nutricional em comparação às proteínas animais devido à sua quantidade limitada de aminoácidos (falta de lisina, no caso do leite de aveia) e má digestibilidade, já que não são absorvidos adequadamente. Além disso, são bebidas de baixa caloria, contém açúcar adicionado (devido à ausência de lactose) e têm um nível inadequado de proteínas, vitaminas e minerais para crianças.

Por todas essas razões, o leite de vaca não deve ser substituído por bebidas à base de plantas em crianças menores de 5 anos de idade, a menos que haja uma razão médica para isso, por exemplo, o que fazer em caso de alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose? Neste caso, não há motivo para preocupação, pois fórmulas hipoalergênicas já são usadas para bebês com menos de 2 anos de idade sempre que necessário e servem como um complemento à amamentação.

Então, o leite é necessário?

Em crianças mais velhas, o leite pode ser descontinuado desde que os nutrientes fornecidos pelo leite sejam cobertos, especialmente cálcio e vitamina B12, que podem ser encontrados em outros alimentos. Além disso, o consumo de leite para crianças não deve exceder duas xícaras por dia, pois isso pode contribuir para o excesso de peso e cobrir calorias que podem vir de outros alimentos.

Lembre-se de consultar seu pediatra sobre esta decisão.

E as crianças com mais de 5 anos de idade, podem ou devem beber leite de aveia?

A introdução de leites vegetais para crianças deve sempre ser feita sob a supervisão de um pediatra. Algumas das vantagens e desvantagens do leite de aveia incluem:

Vantagens:

Contém antioxidantes. O leite de aveia contém menos gorduras poli insaturadas (boas gorduras) do que outras bebidas à base de plantas, mas tem um melhor perfil de aminoácidos. Um benefício que podemos encontrar na aveia é a presença de fibras, antioxidantes e polifenóis, que têm efeitos saudáveis sobre o sistema cardiovascular.

Pode baixar a glicose e o colesterol. O leite de aveia tem beta-glucan, que é uma fibra solúvel que retarda o esvaziamento gástrico, aumentando assim o tempo necessário para a digestão. Isto pode reduzir a glicose no sangue e o colesterol, além de poder ser benéfico também no excesso de peso e na obesidade infantil.

Desvantagens:

Contém ácido fítico. O ácido fítico é um “anti-nutriente”, ou seja, um composto natural ou sintético que interfere na absorção de nutrientes, de modo que em seu metabolismo pode tornar minerais e proteínas incompatíveis para a digestão no seu organismo.

Muito pouco cálcio. A ingestão de cálcio deve ser suplementada com outros alimentos fortificados, não sendo possível supri-la apenas com leite de aveia.

Como todos os alimentos, o leite de aveia tem vantagens e desvantagens, por isso insistimos na importância de consultar um especialista para saber como decidir os alimentos mais adequados para as crianças. Você encontra os melhores profissionais na plataforma do doctoranytime.

Artigo publicado com garantias médicas, em colaboração com grupo científico do doctoranytime.

Referências:

Verduci, E., Cerrato, L., & D’elios, S. (2019). Cow’s Milk Substitutes for Children: Nutritional Aspects of Milk from Different Mammalian Species, Special Formula and Plant-based Beverages. Nutrients.

7 de outubro de 2021