Saiba quais são as melhores opções para seus filhos aproveitarem as férias

Foto: Oikotie

Muitas vezes quando chega essa época do ano, em que ocorrem as férias escolares, pais e filhos passam a ter um novo desafio. Os pais precisam encontrar novas atividades para os filhos ocuparem o tempo livre e aproveitarem ao máximo o fato de poderem estar juntos. Mas quais seriam as melhores escolhas para esse período de férias?

Especialistas e estudos realizados pelo instituto de psicologia da Universidade de New York e da Temple University nos Estados Unidos, apontam que brincar é algo muito importante para o pleno desenvolvimento da criança: “brincar é muito mais do que se movimentar, desenvolver a motricidade, combater a obesidade e o sedentarismo. Crianças que brincam são mais felizes e têm mais chances de se tornarem pessoas melhores e adultos mais bem-sucedidos”, ressalta o estudo. 

Foto: Oikotie

Países como o Reino Unido, Dinamarca e Alemanha possuem políticas públicas para estimular a instalação de parques educativos, com base em estudos realizados por todo o mundo. No Brasil, embora ainda não haja um programa governamental com este intuito, a Oikotie, empresa fundada pela portuguesa Susana Ventura e suas filhas Isabel Seabra e Ana Seabra, tem implementado parques que seguem estas diretrizes, com um foco muito além do entretenimento e de ser uma opção para passar o tempo das crianças.  

Os parques temáticos e os playgrounds criados pela equipe de engenheiros, designers e arquitetos da Oikotie no país têm sido considerados inovadores por pedagogos e especialistas em desenvolvimento infantil, sendo desenvolvidos em conformidade com os padrões internacionais: “Quando a empresa se instalou aqui no Brasil ainda não havia uma ampla oferta de equipamentos como estes no país. Não se tratam apenas de equipamentos bonitos e atrativos, com design moderno e seguros, mas de peças que estimulam as crianças e ajudam a exercitar áreas do cérebro – mesmas áreas usadas na realização de operações matemáticas”, conta Isabel.

O mais novo parque da Oikotie no Brasil tem um conceito inédito no Brasil e já se tornou uma das principais atrações de férias de Porto Alegre para as crianças. Chamado de BarraCadabra, o parque traz experiências mágicas para as crianças com brinquedos inovadores e espaços para toda família. O parque ocupa uma área de 2.500 metros quadrados na área externa do shopping BarraShoppingSul, dividido em quatro grandes áreas (Jardim Sensorial, Vale Mágico, Áreas de Eventos e Área de Aventura):  “O parque, totalmente temático e diferente de tudo o que já havíamos desenvolvido, tem infraestrutura completa para receber até 600 visitantes. Todos os equipamentos disponíveis foram pensados para despertar sensações a partir de experiências envolvendo movimento, equilíbrio, altura, cheiros, texturas e luzes. Com design único, são 39 brinquedos de cordas, escorregadores, trampolins, pula-pulas, gira-giras e diferentes circuitos em um espaço lúdico para crianças de 0 a 12 anos. O BarraCadabra reforça a ideia de que as crianças precisam viver e curtir a infância, mantendo sempre viva a capacidade de sonhar e imaginar, com grandes doses de aventura e diversão”, revela Susana, criadora do conceito e design do parque.

Foto: Oikotie

Além do BarraCadabra, a empresa tem desenvolvido diversos outros playgrounds por todo o país, nas cidades de Goiânia (Praça Estado da Palestina), São Paulo (Clube Atlético Paulistano), Cuiabá (Shopping Estação), Ribeirão Preto (Ribeirão Shopping), Rio de Janeiro (NorteShopping, Shopping Tijuca, Aeroporto Galeão, Barra da Tijuca, Botafogo, Mangaratiba, Gambôa, Candelária, Parque Madureira, Lagoa e Gávea Golf Club) e Niterói. Sem falar nos próximos projetos que serão inaugurados em breve, dentre eles o playground do Via Parque, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

22 de janeiro de 2020