Saiba quem é a pessoa por trás dos passinhos virais da internet: Tainá Grando

Sabe aquela música chiclete que parece não sair da sua cabeça instantaneamente depois que você a escuta? Recentemente, temos visto acontecer um fenômeno parecido na dança: a onda viral dos passinhos.

Tainá Grando – Foto: Reprodução / Instagram

Quem nunca viu nas ruas ou em uma festa, alguém reproduzindo passinhos que ficaram famosos por causa de clipes virais da internet? Essas coreografias estão presentes nos clipes de maior sucesso do Brasil, como as produções do canal Kondzilla, maior canal do YouTube brasileiro, com 48 milhões de inscritos, e 24 bilhões de visualizações até o momento. Certamente o questionamento, em algum momento, de quem é a mente criativa por trás das danças que tem tomado protagonismo país afora lhe passou pela cabeça.

Dado o alcance gigantesco das músicas e dos clipes, surgem tendências, e as danças e coreografias acabam se tornando virais. Mas quem é a mente criativa por trás desses passinhos? De onde eles surgem?

A bailarina e coreógrafa gaúcha Tainá Grando é muito conhecida em especial no mundo do funk, por ter em seu portfólio mais de 60 clipes musicais, atuando como coreógrafa e bailarina para nomes famosos como Léo Santana, MC WM, Dennis DJ, Nego do Borel, Valesca Popozuda, MC Livinho, Yuri Martins e tantos outros. Se tem alguém a quem “culpar” por aquele passinho chiclete, essa pessoa é Tainá Grando: “a dança sempre foi algo natural para mim, como uma extensão da minha própria personalidade. Quando monto uma coreografia para uma música, crio um tipo de marca, de identidade para a dança que seja tão característica quanto a canção, e a represente”, comenta.

Tainá Grando e seu balé – Foto: Reprodução / Instagram

A coreógrafa tem sido convidada pelos maiores nomes do funk para assinar as danças não apenas de clipes, mas também shows, além de atuar nos palcos como bailarina nas turnês. Depois de 7 anos no balé do Faustão, Tainá fez uma carreira fora do programa. Apesar de valorizar o seu legado e falar do balé do Faustão com orgulho, e principalmente elogiar o apresentador Fausto Silva publicamente, é notório que ela alçou novos e mais altos voos em sua nova fase se tornando uma referência na cena da dança em nível nacional.

Tainá Grando nos seus tempos de ‘Domingão’ com o apresentador Fausto Silva – Foto: Reprodução / Rede Globo

Tainá hoje tem sua própria escola de dança em São Paulo, a Westside Dance Studio, localizada no bairro de Pinheiros, além de estar constantemente envolvida em algum projeto de gravação ou na estrada: “a gente não pára. Eu tirei alguns dias de férias em Londres e já voltei correndo pra trabalhar. Fiz o Baile do Perna, gravei mais 3 clipes e ainda tem uma longa agenda de coisas boas a caminho. Eu amo o que faço e amo estar na ativa sempre. Tenho sido muito feliz com o reconhecimento também da minha arte e do meu trabalho em diversas esferas, tanto por parte de artistas e produtores como do público, que me enche de carinho e amor. Estou realizada”.


30 de março de 2019